Um Apelo aos Jovens Cristãos: Sejam Homens!
- Rev. Ubirani Alves
- 4 de dez. de 2019
- 6 min de leitura
Atualizado: 16 de set. de 2021
Esforça-te, pois, e sê homem, essas foram as palavras de abertura da última instrução de Davi a Salomão que estão registradas em 1 Reis 2.2. O rei Davi percebe que o dia da sua partida está próximo, consequentemente entende que precisa dar a última instrução a seu filho Salomão; tal contexto mostra a seriedade de tais palavras. O pai moribundo chama o filho e dá a última instrução, instrução essa que contém as palavras que deveram nortear a vida do filho a partir daquele momento quando o pai não estará mais com ele, essas não são palavras dadas ao vento, mas antes palavras que sai do mais profundo do coração de uma pai. Davi escolhe para introduzir a sua última instrução a Salomão justamente um apelo para que ele seja homem. Davi diz que ele deve se esforçar para exercer sua masculinidade.
Se naquela época, onde muitos dizem que era uma cultura “patriarcal e machista”, era necessário um jovem se esforça para exercer sua masculinidade, o que podemos dizer de hoje?
Em nossa época a masculinidade é algo desconfortável, os valores próprios do que é ser homem são desacreditados, desencorajados e quando as virtudes da masculinidade surgem incomodo e logo aparecem as tentativas para suprimir, ridicularizar, abafar e mostra que tais atitudes são improprias, inadequadas e não são politicamente corretas. Tais coisas acontecem porque vivemos em uma cultura feminista e efeminada, uma cultura orientada para desprezar a masculinidade, uma cultura que está construindo uma masculinidade efeminada. Logo, o nosso apelo aos jovens cristão é um apelo contracultural, ser homem nos moldes bíblico é andar na contramão da cultura vigente, por isso o apelo de Davi a Salomão pode ser dirigido a todos os jovens Cristão de hoje: Esforça-te, pois, e sê homem. Mais como fazer isso? Vejamos algumas coisas que você jovem precisa fazer.
1. Largue o analfabetismo bíblico e ame a doutrina.
Uma dos grandes problema na família cristã hoje é que os homens não sabem guiar suas famílias através das doutrinas bíblicas, não sabem identificar o pecado no coração dos seus filhos, muito menos exorta-los a luz da sã doutrina para que seus filhos ou esposa abandone o pecado, por isso temos na igreja famílias que aparentam ser prósperas, mas na verdade são carentes como a igreja de Laodiceia. O jovem cristão que quer ter uma masculinidade sadia deve buscar e se empenhar para conhecer o máximo possível as doutrinas bíblicas, pois caso contrário ele não será o sacerdote de sua casa, o guia de sua família, o exemplo de santidade.
A doutrina modela o nosso coração e também modelará o coração daqueles que estarão sob o nosso cuidado, devemos, portanto, estudar a doutrina, buscar uma integridade doutrinária, pois assim saberemos conduzir todas as coisas com integridade e nos manteremos incorruptíveis.
A doutrina nos orienta em nossas relações nos mostrando como devemos ser cuidadosos e honestos, nos fala sobre as motivações do nosso coração e nos mostra como devemos nos empenhar nos nossos afazeres, assim, um jovem cristão deve ter um ódio santo contra tudo que venha afastá-lo da sã doutrina.
2. Largue o joystick e agarre os livros.
Não quero ser estraga prazer, mas a tempo para tudo, o grande problema dos jovens de hoje é que eles são tão voltados para jogos eletrônicos que esquecem as prioridades, nisso a uma inversão de valores colocando o que é prioridade como sendo secundário e o que secundário como prioridade. Jovens que gastam horas se divertindo com jogos eletrônicos podem perder o senso de responsabilidade, de se preparar para servir aos outros, podem se tornar egoístas, pessoas que pensam apenas em seu lazer e satisfação. A verdadeira masculinidade é cultivada para servir e não ser servida, como homens somos chamados para cuidar, guarda e desenvolver a criação divina de maneira sábia. Para isso, precisamos largar o joystick e nos agarra aos livros.
O jovem cristão deve desenvolver a masculinidade do estudo, do preparo intelectual. Ele deve cingir o seu entendimento a aplica-se a disciplina intelectual, que mesmo sendo ardorosa e muitas vezes penosa produz maturidade. Homens devem ter uma visão clara do mundo, devem buscar no estudo árduo não só uma profissão, mas um conhecimento para vida. Tal conhecimento nos livra de sermos manipulados, usados como massa de manobra.
O Livro de Provérbios é um chamado a sabedoria. Nesse livro o sábio mostra o que é a sabedoria e como devemos conquistá-la. Fica claro no livro de Provérbios que a sabedoria deve ser conquistada, devemos, por isso, abandonar quaisquer coisas que esteja nos impedindo de nos aprofundarmos na busca por sabedoria, pelo conhecimento, devemos abandonar toda prática que esteja nos afastando dos livros e da interação intelectual.
Algumas perguntas para que você possa refletir sobre como tem sido o seu desempenho nessa área: quantos livros você já leu? Quais deles não era obrigatoriedade escolar? Sobre o que esses livros versavam? As suas respostas a essas perguntas mostrarão se você está caminhado para ser um homem maduro, que tem opiniões balizadas e firmes, que sabe argumentar e interpretar os tempos, se caso isso não está acontecendo largue o vídeo game e corra para os livros.
3. Largue a síndrome de criar desculpa e agarre-se com a responsabilidade.
Os jovens devem abandonar o orgulho, abandonar a criação de desculpas e assumir humildemente a responsabilidade pelos seus desacertos, muitos erram e não querem admitir suas falhas, antes justificam o erro criando desculpas e isso é uma questão de orgulho. Jovens orgulhosos não aceitam que estão errados e essa atitude levam consigo para a vida adulta, então serão homens que nunca assumiram a responsabilidade, homens que repelem qualquer coisa que intimide o seu orgulho, como as falhas são uma grande intimidação ao orgulho eles procuram lidar com isso criando desculpas, algo típico de homens inseguros, líderes amedrontados.
Jovens que cultivam a síndrome de criar desculpas estão desenvolvendo uma masculinidade que Douglas Wilson em seu livro Futuro Homens chama de masculinidade falsificada, essa característica é típica do homem em pecado. Quando Deus desceu pela viração do dia no jardim do Éden e chamou Adão que estava escondido por causa da sua nudez, Deus pergunta a Adão quem o fez saber que estava nu, a resposta de Adão revela a síndrome de criar desculpa, foi a mulher que tu me deste (Gn 3.12).
A verdadeira masculinidade está sempre pronta a assumir a responsabilidade, ao asso que a falsa está sempre pronta a assumir a responsabilidade pelas coisas que dão certo na vida e a dar desculpas pelas coisas que não dão.
4. Largue a preguiça agarre-se ao trabalho.
Uma boa teologia do trabalho deve estar arraigada no mandato cultural. O labor está explícito e implícito no texto de Gn 2.15, também é algo que está atrelado a masculinidade, pois a ordem de Deus em Gn 2.15 é dada ao homem, logo o trabalho é uma ordenança da criação não tem nada a ver com a crença popularizada que diz ser o trabalho fruto do pecado, pelo contrário, as Escrituras diz que a preguiça é pecado. O livro de Provérbio está cheio de exemplo de como a preguiça é danosa (Pv 6.6-11;10.4-5;21.27). Uma das características da preguiça é a inconstância. Um jovem preguiçoso é sempre inconstante em seus labores, dificilmente conclui algo, a preguiça, por isso, é contraria a perseverança uma virtude notadamente cristã. Uma outra característica da preguiça é que ela sempre arruma uma desculpa para fugir do trabalho (Pv 22.13).
A preguiça é irritante para com os outros, essa irritação produzida pela preguiça gera conflito no lar, traz uma acomodação que leva a pobreza (Pv 13.4;19.15). Jovens preguiçosos serão homens preguiçosos, homens preguiçosos terão lares conflituosos e famílias carentes.
Poderíamos mostrar outras áreas que o jovem cristão precisa avançar tais como: aprender a lidar com dinheiro corretamente, com o sexo, com os amigos, com as garotas, com a liberdade cristã, pois existe um jeito masculino de lhe dar com isso. Jovens voltados para a masculinidade bíblica é sumamente importante para as famílias, igreja e a sociedade.
Como jovem cristão você deve se opor a essa masculinidade efeminada, produzida pela mídia e aclamada pelos “intelectuais” que desejam eliminar a posição bíblica sobre masculinidade da sociedade, por isso, ser homem hoje em dia é entrar em uma guerra, mas essa guerra mesmo sendo violenta é um bom lugar para desenvolvermos a nossa masculinidade, pois, a verdadeira masculinidade é forjada no fogo das batalhas. Nessa batalha o jovem cristão não deve fugir do chamado de Deus: “Esforça-te, pois, e sê homem”
Comments